All for Joomla All for Webmasters
+55 16 3106-9918 Seg - Sex 08:00 - 18:00
+55 16 3106-9918 Seg - Sex 08:00 - 18:00

Benefícios da profissionalização de um empreendimento rural

A profissionalização de propriedades rurais é considerada uma das grandes necessidades do sistema produtivo brasileiro. Toda fazenda que deseja a valorização de seus negócios, requer a execução de uma gestão organizada e com bom nível de planejamento.

Realidade atual

No geral, produtores rurais não enxergam suas fazendas como empresas, iguais às existentes nos centros urbanos, e com isto, muito se perde em termos de geração de valor.

12388_estrada-na-fazenda-em-kentucky

O desconhecimento das práticas de gestão moderna faz com que produtores de terra, no geral, não tenham um processo estruturado de planejamento do seu negócio, de controle da execução das atividades, medição dos resultados e análise dos principais desvios ocorridos na operação.

Frequentemente se observam produtores operando negócios e vida particular conjuntamente, impedindo a distinção adequada entre pessoa física e jurídica. Isto acarreta a “ilusão”, de que o grande volume financeiro movimentado em sua conta bancária, faz parte da sua vida e não de sua empresa, ocasionando retiradas de salário nem sempre compatíveis com a geração de caixa da fazenda.

A baixa maturidade do gerenciamento de pessoas e sua relação com o trabalho, por diversas vezes faz com que a equipe fique desmotivada, tornando-se a grande “reclamação” dos proprietários de terra, além do que os colocam em sérios riscos trabalhistas.

Esses são apenas alguns dos pontos que fazem parte da realidade nas fazendas brasileiras.  Muitos agropecuaristas acreditam que o sucesso virá com o tempo, e que sua equipe não necessita de conhecimento das noções básicas em administração rural, para ter uma performance superior.

“A agropecuária exige uma visão mais empresarial”

Produtores podem ser muito bons em operações de plantio e colheita de grãos, gerenciamento completo na cadeia de cria, recria e engorda de gado e operações complexas de colheita e pós colheita de café, entretanto o baixo conhecimento nas práticas de gestão, pode colocar todo o empenho na operação por “agua abaixo”.

Ter conhecimento sobre gerenciamento financeiro, planejamento estratégico, controle de custos, formação de valor de venda, contabilidade, estratégia de mercado, dentre outras práticas, certamente constituem o início da construção de um caminho de sucesso em um empreendimento rural.

Os benefícios da mudança

Diversos benefícios resultam do processo de profissionalização de empreendimentos rurais, dentre eles, destaco os que considero mais importantes:

  •  Assertividade e confiança na apuração dos resultados

A estruturação dos processos administrativos gera maior confiança e assertividade na apuração dos resultados financeiros e operacionais, ocasionando um entendimento mais claro sobre a performance do negócio como um todo.

  • Aperfeiçoamento na análise de problemas e tomada de decisões

Ter os dados corretos em mãos facilita a compreensão dos principais desvios e problemas que ocorrem na operação. Isto possibilita que as decisões sejam direcionadas para tratar os principais problemas, minimizando tempo e recursos com ações desnecessárias ou de baixo impacto para o sucesso da fazenda.

  • Equipe motivada e engajada

Uma equipe com objetivos claros possui ganhos elevados de produtividade, pois sabem exatamente para onde direcionar seus esforços diários, possibilitando o alinhamento entre as metas da empresa e as metas pessoais de cada colaborador.

  • Redução do risco trabalhista

Um processo de trabalho bem estruturado (apontamento de horas, controle de horas extras, correto registro em carteira, não acúmulo de funções, pagamentos documentados, dentre outros) minimiza os riscos da fazenda com questões judiciais e trabalhistas, dando maior tranquilidade aos produtores para trabalharem com sua equipe.

  • Elevação da capacidade e agilidade na aquisição de crédito com terceiros

Instituições financeiras, fornecedores e credores preferem emprestar recursos financeiros para fazendas que possuem maturidade em sua gestão, pois os riscos de inadimplência são reduzidos, podendo ainda oferecer com taxas de juros mais atrativas.

  • Transparência e clareza na prestação de contas

Uma gestão estruturada e controlada gera maior clareza na prestação de contas a todos os acionistas da fazenda. A elevação da confiança possibilita maior facilidade e tranquilidade em operar o empreendimento como se deve, ao invés dos tradicionais conflitos que prejudicam o bom andamento dos negócios.

 Os desafios da transformação

O primeiro passo para a mudança é a abertura para o novo, para a busca de novos conhecimentos e pessoas. Buscar pessoas mais qualificadas que apoiarão o crescimento do empreendimento.

Se sua fazenda ainda não possui recursos financeiros para a manutenção de uma equipe especializada em cada uma das dimensões do negócio, considere a estruturação de uma equipe enxuta e muito competente nas áreas fundamentais.

“O apoio de empresas especializadas é fundamental no processo de mudança”

Invista tempo em seu crescimento pessoal, estude sobre o setor e troque experiências com profissionais de renome no seu segmento. É muito importante a convivência com pessoas externas ao empreendimento para que ocorram trocas de experiências, obtenção de informações relevantes do ramo e atualização profissional constante.

Com o apoio das grandes empresas do setor do agronegócio, consultorias especializadas no assunto e empresas empreendedoras, é possível aprender sobre as melhores práticas para o amadurecimento da gestão no campo.

A implantação destas e outras práticas empresariais pode transformar a história da sua fazenda. Nós da CONAG estamos prontos para lhe ajudar neste caminho.

Conte conosco!

Deixe um comentário